• Dr. Derneval Araújo

A importância da água para os cabelos

Desde da Grécia antiga que a água é importante, para Tales de Mileto, considerado o primeiro filosofo, por defender que a água era o centro da vida por estar presente em todos os seres vivos. Nada é diferente até hoje, como podemos ver nas imagens abaixo, os cabelos são compostos por 50 a 70% de água distribuída entre folículo e haste, desde da cutícula, córtex até a medula.

Entretanto a composição capilar como mostra a fig. 01 abaixo, é estruturada por aminoácidos interligados não só pelas ligações peptídicas, mas também por várias outras ligações mais fracas que dependem diretamente do H (hidrogênio) para se unir ou separar, na maioria das situações o H vem do composto H2O (água), que está presente nas ligações de hidrogênio nas fibrilas, protofibrilos, microfibrilas, macrofibrilas, cutícula, córtex, medula, folículo piloso, couro cabeludo e todas estruturas que fazem parte do equilíbrio de todo o cabelo.



Simulação de um protofibrilo do cabelo com seus aminoácidos e ligações hidratadas.

O cabelo é uma estrutura diferente da pele, visto que, este libera e absorve a água do ambiente com mais facilidade, enquanto que as barreiras da pele são resistentes a entrada de água, que foi estruturada para liberar água do corpo. Sendo assim, podemos hidratar a pele com uma simples retenção de água, através de produtos oclusivos como óleo, enquanto que, nos cabelos ocluir somente não basta e sim repor água também é fundamental. Diante desta situação entendemos que hidratar a pele é mais fácil que hidratar cabelo, na pele podemos hidratar somente com C e H (óleo) e no cabelo teremos C,H,O (umectante) que repõe e retém a água.

A estrutura do cabelo necessita de muita água para formar e se manter estruturado com a maioria das ligações de alfa queratina, porém quando não ingerimos muita água, seja liquida ou vinda dos alimentos, estas ligações perdem o H e consequentemente podem se transformar em beta queratina, reduzindo assim a elasticidade da fibrila como mostra fig. 02 abaixo.



Simulação de uma fibrila de cabelo hidratada e espiralada

Se o cabelo perde a água, consequentemente perde H , mudando a conformação da queratina, que dependendo do índice de transformação pode ir de alfa para beta, tornando um cabelo mais frágil e quebradiços, os quais na sua maioria crescem na raiz e não aumentam o seu comprimento, exemplos disto temos no crescimento da raiz branca ou crespa que necessitam de retoques de 30 a 90 dias em média.

A estrutura capilar é complexa , tendo várias particularidades, dentre tantas podemos citar a sua permeabilidade, que pode ser fisiológica com absorção via folículo ou adsorção via couro cabeludo e ambiente, também podem ser traumática por contaminação ou processos cosmetológicos de tratamentos ou de transformações como colorações e alisamentos ou ondulações. Uma estrutura tão complexa como mostra a fig. 03 abaixo, deve ser entendida e cuidada como joia, que só valorizamos quando estamos perdendo ou já perdemos.



Desenho de uma fibra de cabelo com detalhamento de suas estrutura

Desta forma concluímos que falar de cabelo é falar da imagem pessoal de cada pessoa, que se transforma ao mudarmos o volume, os cachos, o corte, a cor, o brilho, a sedosidade e tantas outras qualidades, tão valorizadas por muitos e compreendida por poucos, pensando assim antes de querer cabelos bonitos beba muita água e cuide de sua saúde, alimentação, bem-estar e reduza o estresse, porém se isso não for o suficiente procure um profissional capaz de entender o problema do folículo até a haste do seu cabelo, só assim terá recursos para uma ação transdisciplinar e efetiva na solução de todos os problemas capilares.

Dr. Derneval Souza Araújo

Biomédico Analista Clínico e Tricologista

Diretor do Eudermo Tecnologia em Saúde e Beleza

Diretor do Dermotricos Laboratório Capilar

64 visualizações

"Atualmente o couro cabeludo e os cabelos são afetados por vários processos quimicos, biológicos

e estresse do dia-a-dia. O Studio Eudermo tem a solução mais adequada para cuidar do seu cabelo."

Dr. Derneval Araújo - Biomédico e Tricologista

  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon

FALE COM O STUDIO EUDERMO PARA ATENDIMENTO EM SUA REGIÃO

E-mail: eudermolaboratorio@gmail.com. - Fones: 55 71 3212 7716 • Segunda a sábado: 09:00 - 18:00  - Whatsapp: 71 98791 0955

EUDERMO TECNOLOGIA EM SAÚDE E BELEZA

Rua da Itália, 55 - Vila Marisa - Paralela - Salvador - BA - Brasil

© 2023 por EUDERMO. Orgulhosamente criado com Wix.com